Menu
Home
Ministérios
Grupos Familiares news
Missões
Entrevistas
Testemunhos
Agenda
Galeria de Fotos news
Galeria de Vídeos
Notícias e Artigos
Atualidades
Loja Virtual news
Redes Sociais
Pregações
Fale Conosco
 
 

Quatro estágios para o Sobrenatural

II Reis 2:1 - SUCEDEU que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.

Na época em que Elias iria ser elevado ao céu, e Eliseu estava para receber uma porção dobrada do Espírito Santo, esses dois homens de Deus viajavam por um caminho que os ligava a quatro locais que serão citados abaixo. A partir dos aspectos físico e geográfico, podemos extrair uma lição espiritual muito importante: se quisermos ser elevados ao céu como Elias, ou receber o Espírito Santo como Eliseu, teremos de percorrer estes quatro estágios da vida, conforme nos são tipificados pelos quatro locais visitados durante a viagem. Devemos, também, dar início a uma jornada em Gilgal e percorrer toda a trajetória até atravessar o rio Jordão se almejamos ser arrebatados ou esperamos receber o poder do Espírito Santo. Vejamos o que estes quatro lugares podem representar em nossas vidas.

GILGAL, BETEL, JERICÓ, JORDÃO

GILGAL- TRATANDO COM A CARNE

A palavra Gilgal significa “removido”.A partir de Josué 5:2-9 vemos que a geração dos filhos de Israel que inicialmente saíram do Egito foi toda circuncidada eles estavam entrando em Canaã e logo herdariam sua herança. Mas antes a velha carne deveria ser removida para que os filhos de Israel pudessem ter uma chance de desfrutar de uma nova vida. O significado da circuncisão, conforme nos é revelado no novo testamento, indica “despojamento do corpo da carne” (Gl 2:11). Vemos nessas duas passagens que Deus aqui retirou do povo de Israel o opróbrio do Egito. Em Gilgal, Deus retirou a vergonha, tudo aquilo que desqualificava o povo de Israel. Gilgal é lugar de deixar para trás tudo que nos causou vergonha, tristeza, tudo que desmereceu a nossa pessoa. Em Gilgal, amadurecemos, crescemos, tomamos consciência de que passaremos por lutas, mas venceremos à medida que assumimos uma postura madura de não sermos mais meninos.

O PRINCIPIO PARA REMOVER A CARNE

Muitos irmãos supõem que a vitória sobre o pecado é a marca da perfeição.Mas não sabem que é a carne quem peca!Segundo as Escrituras, a carne é condenada por Deus.A carne é tudo que temos ao nascer:“O que é nascido da carne é carne” (Jo 3.6).Ao nascermos tudo que temos provem da carne e isso não inclui apenas pecado, malícia, maldade.Mas também as coisas boas, bondade, sabedoria, habilidade.Uma lição difícil de ser aprendida pelo crente,é que ele reconheça a própria carne.As vezes precisamos passar por fracassos, privações e provações.Antes de saber o que é a nossa própria carne.O que atrapalha nosso progresso tanto na vida quanto na obra é a carne,poucos irmãos têm consciência de que Deus o convoca a negar a sua própria carne.No tempo de Josué, Gilgal era exatamente o lugar onde a carne foi despojada e julgada.Em Gilgal Deus nos concede entendimento de que a carne deve ser julgada.Deus declara que a carne deve ser lançada fora,que a carne precisa ser circuncidada. Gilgal hoje é a igreja, e onde realizamos a circuncisão da carne? No coração, esse deve ser o nosso ponto de partida a expressão mais elevada de vida espiritual,não se encontra apenas na regeneração, santificação ou vitória sobre o pecado.Mas principalmente em negar a própria carne.Aqueles que não estiveram de Gilgal, ainda não deram inicio de fato, á sua jornada espiritual.Se não aprendermos de fato a negar a carne, não podemos dizer que sabemos o que é uma vida espiritual.Podemos ser zelosos nas boas obras e é possível que até nos sintamos felizes em realizá-las ,mas ainda não há revelação clara da vontade de Deus

(Romanos 8:8) - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

BETEL - VENCENDO O MUNDO

(II Reis 2:2) - E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel.

De Gilgal agora temos de avançar em nossa jornada até Betel e o que siginifica o nome Betel? Significa casa de Deus,lugar onde Deus habita.Betel era um lugar onde Abraão edificou um altar (Gen 12:8) e um altar tem o propósito de estabelecer comunicação com Deus, pois é onde nos oferecemos e nos entregamos por inteiro ao Senhor.Abraão havia perdido a comunhão com Deus enquanto estava no Egito. Contudo quando voltou ao lugar original, ou seja, Betel mais uma vez ele invocou o nome do Senhor. Apenas na Betel espiritual as pessoas terão comunhão com Deus e se entregarão a Ele.Enquanto que Gilgal fala de vencermos a carne Betel fala de vencermos o mundo.Todos nós sabemos que nas escrituras o Egito representa o mundo. E que para chegarmos a Betel precisamos sair do mundo. Julgar a carne e vencer o mundo são as duas primeiras condições para estarmos aptos ao arrebatamento como Elias,ou para a unção dobrada, como Elizeu.

(I João 2:15) - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

“Betel significa (casa de Deus), em hebraico ( BÊT-‘EL) OU BEHT EL, BET(CASA), EL(DEUS)”.

JERICÓ - LUTANDO CONTRA SATANÁS

(II Reis 2:4) - E Elias lhe disse: Eliseu fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó.

A referência mais clara concernente ao significado de Jericó,encontra-se no livro de Josué. Nele podemos observar a conquista de toda cidade de Jericó.Josué 6:26 “Naquele tempo, Josué fez o povo jurar e dizer: maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó”.Portanto Jericó significa – amaldiçoado.Esse trecho da história narra a forma como os filhos de Israel venceram seus inimigos pela primeira vez em Canaã.Espiritualmente falando, os diversos povos de Canaã,representam os espíritos malignos que pertencem ao diabo, e podem ser comparados ás hostes espirituais da maldade dos lugares celestiais, mencionados em Efésios 6:12. Trata-se dos inimigos contra os quais os crentes lutam hoje em dia,não temos de lutar apenas conta a carne e o mundo, mas precisamos também vencer o inimigo. Existe apenas uma forma de vencê-lo, crer na palavra de Deus e praticá-la- (Apoc 12:11).

JORDÃO - LUGAR DE MILAGRES

(II Reis 2:6) - E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.

No Jordão, é onde os nossos olhos se abrem e podemos ver os carros de fogo (II Reis 2:11) - E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.,. É onde podemos ver os céus abertos e o Espírito descendo e batizando com fogo (Mateus 3:16) - E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. Quando estamos no Jordão os nossos ouvidos se abrem, e podemos ouvir a voz de Deus. (Mateus 3:17) - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.Quando seguimos Jesus além do Jordão, recebemos cura, milagres e maravilhas.Mt. 19.1-2. E aconteceu que concluindo Jesus estas palavras, deixou a Galiléia e foi para a região da Judéia, além do Jordão. Multidões o seguiram, e os curou ali.

Além do Jordão, receberemos porção dobrada.(II Reis 2:14) - E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando o profeta feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou. Além do Jordão, desfrutamos de uma terra que mana leite e mel, vencemos gigantes, derrubamos muralhas, os inimigos fogem porque a glória do Senhor se manifesta sobre nossas vidas. Nesse estágio passamos a viver e desfrutar de um nível mais elevado, ao qual podemos chamar de sobrenatural.


Pr. ANDRÉ ANDRIOS

É pastor na Igreja Aviva de Goiânia, casado com Cidele Araújo e pai de Igor Fernando.

13/04/2010




Indicar para um amigo(a)

Preencha seus Dados
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do destinatário:
Email do destinatário:
Mensagem: Quatro estágios para o Sobrenatural
 
 
 
Home | Palavra Pastoral | Igreja | Programações Gerais | Fale Conosco
Todos os Direitos Autorais Reservados ao Ministério AVIVA